Belém fica sem vacinação contra Covid-19 para maiores de 4 anos e aguarda liberação de doses


Apenas crianças de 3 a 4 anos estão sendo vacinadas nesta terça-feira, 6.

<center><h1 style='font-weight: bold; max-width:750px;' > <strong>Belém fica sem vacinação contra Covid-19 para maiores de 4 anos e aguarda liberação de doses</strong> </h1> <br><h4 style='text-align: center; color:#858585; font-size:28px; padding-bottom:20px;margin-top: -35px;'>Apenas crianças de 3 a 4 anos estão sendo vacinadas nesta terça-feira, 6.</h4>

Belém está sem vacinas contra Covid-19 disponíveis para maiores de 4 anos de idade. Ainda não há previsão para retorno. O município estava ofertando a imunização apenas para crianças de 3 a 4 anos de idade nesta terça-feira (6).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), há no Sistema de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Sies) a liberação de 7.020 doses da vacina Pfizer e 1.500 doses de AstraZeneca, porém as doses dos referidos imunizantes, ainda, não haviam sido disponibilizadas para o município.

A Sesma anunciou, no entanto, que “assim que as doses chegarem à Câmara Fria do município, imediatamente, será iniciado o envio para as salas de vacinação das Unidades de Saúde, Universidades e Hospitais Militares”. As doses da Pfizer devem ser disponibilizadas nas salas de vacinação de Unidades de Saúde e as da AstraZeneca em universidades e hospitais militares.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que é responsável pela distribuição das doses contra Covid-19 aos municípios, informou que “já solicitou novas doses ao Ministério da Saúde para repasse aos 144 municípios”, e que “até o momento, não foi comunicada oficialmente sobre a falta de vacina Pfizer Baby em nenhum município”.

De acordo com a Sespa a orientação do MS é que, neste momento, seja priorizada a vacinação de bebês com comorbidades, mas os municípios possuem autonomia para determinar novos os públicos-alvo. Em Belém, apenas 610.459 pessoas tomaram a terceira dose contra o novo coronavírus. Foram aplicadas até então 1.291.795 vacinas na primeira dose, e mais 1.228.375 na segunda dose.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil