Mais de mil pessoas estão participando a 15ª Conferência Municipal de Saúde, que está sendo realizada nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), em Belém. O evento, que está sendo realizado no Salão Atlântico Sul do Hotel Sagres, em São Brás, busca por soluções que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS), abordando temas como democracia, controle social e equidade na gestão participativa da saúde. Representantes dos segmentos usuários, trabalhadores da saúde e gestores estão contribuindo com ideias e propostas para melhorar a saúde pública em Belém e em todo o país.
Nesta terça-feira (30) estão sendo abordadas questões específicas relacionadas à realização de um trabalho digno no SUS e à educação para o desenvolvimento da saúde. Esses temas são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro, humanizado e democrático para os profissionais de saúde, além de promover uma formação adequada para atender às necessidades da população. Com isso, espera-se avançar na construção de estratégias eficazes para enfrentar os desafios presentes e futuros do sistema de saúde.
Este ano o tema da conferência foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e reuniu representantes da sociedade civil organizada, especialistas, profissionais da saúde, gestores e representantes da comunidade para dialogar e colaborar em prol de uma saúde pública mais sólida e eficiente.
Foto: Agência belém