Caravana da Saúde visita o Pará e outros 16 estados para reforçar vigilância de arboviroses

Caravana da Saúde visita o Pará e outros 16 estados para reforçar vigilância de arboviroses

O Ministério da Saúde já visitou 28 municípios de 17 estados com uma caravana técnica que fortalece as ações de controle das arboviroses, como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa, foi realizada na semana passada, e conduzida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), e visa reforçar a vigilância epidemiológica, melhorar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde.

Esta semana, técnicos do ministério visitam o Pará, com ações concentradas na capital Belém e no município de Breves, na Ilha de Marajó. O foco das atividades na região inclui o reforço da vigilância, prevenção e resposta à febre amarela. Os primeiros estados visitados foram Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além do suporte técnico, os estados visitados recebem orientações para implementar campanhas de educação em saúde e mobilização social, focando na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Nas nove primeiras semanas epidemiológicas de 2025 (período de 29/12/2024 a 01/03/2025), foram contabilizados 493 mil casos de dengue e 217 óbitos. O número de casos é 69,2 % menor que o do mesmo período do ano passado quando foram totalizados 1,6 milhão de ocorrências, além de 1.356 óbitos.

Outra iniciativa fundamental do Ministério da Saúde é o Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, atualizado em 2024. O documento estabelece diretrizes para prevenção, controle e assistência em saúde durante surtos e epidemias, reforçando a importância de uma resposta organizada e eficiente. A estratégia inclui a integração entre as diferentes esferas de governo e a participação ativa da população.

Com as ações, o Ministério da Saúde busca reduzir os impactos da dengue e de outras doenças, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.

Balanço no Pará

Em relação à febre amarela, o estado do Pará registra até o momento:

5 óbitos confirmados.

37 casos notificados, sendo:

15 confirmados;

7 em investigação;

9 descartados;

6 suspeitos.

Foto: Gabriel Bandeira/MS