O Ministério da Saúde está investindo, em 2024, um valor 28% maior que no ano anterior. O repasse previsto é de R$ 35 bilhões, este ano, contra R$ 27,3 bilhões executados em 2023. O objetivo do aumento no investimento é elevar a qualidade dos atendimentos nas UBS em todo o país, permitindo que mais equipes alcancem regiões desassistidas, reduzindo a espera por profissionais qualificados.
O investimento também reconhece o papel de coordenação desempenhado pelo MS em conjunto com os municípios, que são responsáveis pela execução da atenção primária. Com os recursos adicionais, planeja-se ampliar o horário de atendimento até as 22 horas e revitalizar as visitas domiciliares. Além disso, a meta estabelecida é criar, anualmente, 2.418 Equipes de Saúde da Família, 3.002 Equipes de Saúde Bucal e 4.167 equipes multiprofissionais, com o objetivo de alcançar até 2026 uma cobertura de 80% na Atenção Primária.
A oferta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está passando por uma significativa ampliação e fortalecimento, impulsionada pela nova forma de financiamento, a retomada das equipes multiprofissionais e o aumento dos repasses. Essas iniciativas já demonstram resultados tangíveis, incluindo um aumento no número de consultas médicas e procedimentos, indicando uma melhoria no acesso e na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
Foto: MÁCIO FERREIRA/AG BELÉM