A fisioterapeuta Sabrina Sampaio Bandeira ministrou a webconferência sobre Avaliação Neurológica Simplificada na Hanseníase e Prevenção de Incapacidades, nesta terça-feira (12). O evento foi realizado pelo Telessaúde UFPA, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br, voltado para médicos(as), enfermeiros(as) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará. Foi o terceiro evento realizado sobre a temática da Hanseníase, que é uma doença com grande incidência de casos na região amazônica. A webconferência já está disponível no site (telessaude.ufpa.br), na aba “Webpalestras”.
A conferencista Sabrina Bandeira, que possui experiência de mais de uma década no atendimento de pacientes com hanseníase, destacou aspectos importantes relacionados às possíveis incapacidades, que podem surgir em decorrência da doença e as formas de conduzir o atendimento do paciente, no sentido de prevenir e/ou minimizar os efeitos da mesma.
De acordo com a fisioterapeuta boa parte dos pacientes é de baixa renda e, em função da situação econômica, fazem suas comidas em fogareiros, o que pode aumentar a possibilidade de acidentes e lesões ocasionadas pelo fogo, em função da perda de sensibilidade. Nesses e outros casos, a orientação e o atendimento precisam ser o mais adequado possível para minimizar os impactos e trazer maior qualidade de vida aos pacientes.
O Telessaúde realizou a primeira webconferência sobre o tema hanseníase em 27 de maio, com o título “Hanseníase: diagnóstico e tratamento na APS”. A segunda, intitulada “Reações Hansênicas” foi no dia 23 de junho e ambas tiveram como conferencista a médica hansenóloga, Carla Avelar Pires. Os dois eventos também já estão disponíveis para assistir no site (telessaude.ufpa.br), na aba “Webpalestras”. A hanseníase é uma doença dermato-neurológica, que além de afetar a pele, pode também afetar os nervos, desde os ramos nervosos da pele até os troncos nervosos periféricos, podendo levar a paralisias dos nervos das mãos, pés, olhos, entre outros efeitos. A fisioterapia é utilizada tanto na prevenção – quando faz a avaliação neurológica para descobrir se tem algum membro acometido – quanto na reabilitação, para tentar recuperar esse membro que esteja afetado.
A fisioterapeuta Sabrina Bandeira é doutoranda pelo programa de Pós-graduaçao em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários – PPG Baip UFPA, mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários – PPG Baip UFPA, especialista em Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia (UEPA), aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia HCFMRP-USP, graduada em Fisioterapia (UEPA) e fisioterapeuta da URE Dr Marcello Candia – Unidade de Referência em Hanseníase do Pará.