O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) realizará o 4º workshop da prematuridade, na próxima quinta-feira (17). O evento será na data em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, e que também deu origem à campanha mundial “Novembro Roxo”. A programação prevê um ciclo de palestras para profissionais assistenciais de toda a região, com o objetivo de capacitar e fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior paraense.
A campanha mundial “Novembro Roxo” utiliza a cor roxa porque ela simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Na programação do 4º workshop da prematuridade serão abordados temas como reanimação neonatal, prevenção da hipotermia na sala de parto, desenvolvimento do prematuro, prevenção de lesão de pele nos recém-nascidos, saúde mental materna, boas práticas em sala de parto e atuação e importância do Banco de Leite. O evento contará ainda com dinâmicas de perguntas e respostas e entrega de certificados.
Segundo o Ministério da Saúde cerca de 1 em cada 10 bebês do mundo nasce prematuro. No Brasil, são 340 mil bebês prematuros todo ano, o que equivale a 931 por dia, ou 6 prematuros a cada 10 minutos. O termo prematuridade designa a ampla categoria de recém-nascidos com menos de 37 semanas de gestação, que podem se dividir em três níveis: prematuro extremo, intermediário e o tardio. Os prematuros extremos nascem antes das 28 semanas, os intermediários, entre 28 e 34 semanas, e o tardio, de 34 até 37 semanas.
Os principais fatores de risco da prematuridade são hipertensão, diabetes, infecções, histórico de problemas no colo do útero, gravidez gemelar e lesões ou traumas. O Ministério da Saúde preconiza a realização de no mínimo seis consultas durante os nove meses de gravidez, sendo uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre, além de uma sétima consulta no puerpério, que é o período de até 42 dias após o parto.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) é uma unidade hospitalar do Governo do Estado referência em obstetrícia e neonatologia para gestantes de alto risco de onze municípios do Baixo Tocantins. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde desde sua inauguração em 2018, e já realizou mais de 417 mil atendimentos e 5,3 mil partos.
Foto: Arquivo/Agência Brasil