Ministério da Saúde faz visita técnica ao Pará e reúne com gestores de saúde

Ministério da Saúde faz visita técnica ao Pará e reúne com gestores de saúde

Representantes da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi), do Ministério da Saúde (MS) estão realizando visita técnica no Pará e reunindo com gestores municipais de saúde. O objetivo da visita é dialogar com os gestores sobre a necessidade de ampliar a adesão aos serviços ofertados pelo Telessaúde UFPA/Ebserh para melhorar os atendimentos nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) no Pará.

A agenda da visita técnica começou nesta segunda-feira (21), em Altamira, no sudoeste paraense, onde foi realizada até a terça-feira (22), a capacitação com profissionais da área da saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A equipe do Telessaúde UFPA/Ebserh esteve representada pela vice-coordenadora, Leidiana Lopes, a coordenadora administrativa, Nayara Faro e a relações institucionais, Regiane Padilha, que coordenaram os trabalhos de capacitação junto com a consultora em saúde digital do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd), do Ministério da Saúde, Eliete Moraes.

Na quarta-feira (23), a agenda do MS foi em Belém, onde foi realizada uma reunião com gestores municipais de saúde e profissionais da área da saúde, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do uso dos serviços ofertados pelo Telessaúde UFPA/Ebserh. Participaram do evento gestores dos municípios da região do Marajó, que tem parceria com o núcleo.

A consultora em saúde digital do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd), do Ministério da Saúde, Eliete Moraes, destacou durante o evento a importância da mobilização dos gestores de saúde. “Estamos, aqui, para demonstrar quais serviços de saúde digital e de telessaúde que estão disponíveis para os municípios do Marajó, incluindo também Oeiras do Pará, pois por mais que vários municípios já tenham feito a adesão a gente vê que eles ainda estão utilizando em pouca quantidade, então a gente está mostrando algumas experiências exitosas do uso do telessaúde para que mobilize-os a usá-los cada vez mais e melhorar, com isso, os atendimentos na rede de Atenção Primária à Saúde (APS)”, disse Eliete Moraes.

Participaram da reunião com os representantes do Ministério da Saúde e do Telessaúde UFPa/Ebserh, gestores de saúde dos municípios marajoaras de Salvaterra, Breves, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Muaná, Afuá, Cachoeira do Arari e Chaves, além do município de Oeiras do Pará, que fica na mesorregião do nordeste paraense.

Nesta quinta-feira (24), a agenda seguiu para o município marajoara de Salvaterra, onde foi realizado um trabalho de articulação, com reuniões com gestores e médicos(as) dos municípios de Salvaterra, Soure e São Sebastião da Boa Vista, todos municípios do Marajó.