Telessaúde UFPA firma parceria com município de Ponta de Pedras

Telessaúde UFPA firma parceria com município de Ponta de Pedras

A coordenação do Núcleo de Telessaúde do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará, o Telessaúde UFPA, esteve em visita técnica, ao município marajoara de Ponta de Pedras, nos dias 28 e 29 de abril. A agenda de visitas e reuniões resultou na pactuação de um termo de cooperação entre o Telessaúde UFPA e a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras para a participação do município em atividades de teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico, com a disponibilização de oito pontos de demandas de serviços do Telessaúde UFPA.

A coordenadora geral do Telessaúde UFPA, Socorro Castelo Branco esteve no município, acompanhada do responsável pelas relações institucionais do núcleo, Helder Luz, que fizeram visitas ao hospital municipal e a unidades básicas de saúde para conhecer melhor a estrutura de serviços de saúde de Ponta de Pedras e colher informações sobre as principais necessidades daquela localidade.

No dia 28 de abril, a agenda contou com duas reuniões, sendo uma com o setor de gestão e regulação da Secretaria Municipal de Saúde e, em seguida, uma reunião com médicos, enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 29 teve uma visita, pela manhã, ao hospital municipal, nos setores de telemedicina, radiologia e eletrocardiograma e, em seguida, uma visita à Unidade Básica de Saúde Dom Ângelo Maria Rivato. À tarde houve uma reunião com o secretário municipal de saúde de Ponta de Pedras, Leonardo Lobato, e técnicos de saúde do órgão. Foi apresentada a plataforma STT – Sistema de Teleconsultoria e Telemedicina – que será utilizada, fruto da parceria entre a UFPA e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desse modo, o supervisor de telediagnóstico do STT, Harley Miguel Wagner, participou de forma remota e falou sobre a plataforma e o serviço de teledermatoscopia.

Segundo Helder Luz, durante as reuniões e visitas, a Prefeitura de Ponta de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se comprometeu em ajustar os fluxos e processos de trabalho para que o município possa se adequar ao uso dos serviços do Telessaúde. Além do secretário Leonardo Lobato, também participaram das reuniões: a coordenadora do setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Alexia Gonçalves; a coordenadora de Telemedicina, enfermeira Thalita Bessa; a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, Natália Costa e o diretor do hospital municipal de Ponta de Pedras, Francinaldo Amador , além de médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde do município.