O Telessaúde UFPA/Ebserh está ofertando mais um curso, com o objetivo de ampliar a qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Dessa vez, o curso que está sendo ofertado é “Vigilância da Sífilis Congênita e na Gravidez”, que é em versão totalmente online, por meio da plataforma telessaude.ufpa.br, possibilitando que o profissional organize o seu próprio horário de estudos. O curso tem 60h e emite certificados pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E tem uma novidade importante: está aberto também para estudantes de cursos da área da saúde. O início do curso será no dia 20 de outubro.
Neste curso serão apresentados os aspectos históricos conceituais, epidemiologia e classificação da sífilis, a importância da vigilância e do rastreamento dos casos suspeitos de sífilis e plano terapêutico para sífilis gestacional e congênita. Os temas abordados serão apresentados em três módulos: 1) Situação Epidemiológica da Sífilis no Mundo Contemporâneo, 2) Rastreamento dos Casos Suspeitos de Sífilis e 3) Plano Terapêutico para Sífilis Gestacional e congênita.
Segundo a vice-coordenadora do Telessaúde UFPA/Ebserh, Leidiana Lopes, este curso foi desenvolvido em formato online, com o uso de tecnologias e recursos digitais que possibilitam uma melhor apreensão do conteúdo, focando na ampliação da formação continuada e melhoria dos atendimentos na APS”. “O objetivo maior é que o curso contribua para melhorar a vigilância e o cuidado com gestantes e recém-nascidos, fortalecendo a prevenção da sífilis congênita e na gravidez”, destaca a vice-coordenadora.
Leidiana Lopes também ressalta que a plataforma do curso (Moodle) conta com opções de acessibilidade que promovem a inclusão. Os recursos educacionais utilizados são textos, vídeos, animações, mapas, jogos, etc. E a plataforma é totalmente responsiva, ou seja, o aluno do curso poderá estudar tanto em desktops quanto em aparelhos móveis. Além disso, o aluno também pode baixar todo o conteúdo do curso para estudar off-line.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, e sua transmissão durante a gravidez pode ter consequências graves tanto para a mãe quanto para o bebê.
Avaliação
O processo de avaliação do curso será feito ao final de cada módulo, onde o aluno realizará uma atividade que avaliará o conhecimento adquirido. O aluno poderá repetir a avaliação três vezes. Cada atividade valerá 10 pontos. Após a conclusão do curso será feita a emissão do certificado, que está condicionada a realização completa do curso e alcance de 70% de acertos nas atividades. O aluno poderá solicitar o certificado via plataforma Moodle.
O curso “Vigilância da Sífilis Congênita e na Gravidez” tem como público-alvo integrantes das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Primária à Saúde que atuam nos municípios do Estado do Pará e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde.
Serviço:
Para fazer o curso “Vigilância da Sífilis Congênita e na Gravidez” basta acessar a plataforma telessaude.ufpa.br. O curso é totalmente online e gratuito. Caso o aluno ainda não seja cadastrado na plataforma é preciso fazer o seu cadastro antes de iniciar o curso, cujo início será no dia 20 de outubro.