A equipe do Telessaúde UFPA está participando do 2º Fórum Nacional de Telessaúde, em Goiânia (GO). O evento está sendo realizado nesta quinta-feira (11) e integra a programação da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e contará com 12 trabalhos selecionados para exibição. Após uma edição no formato remoto, o Congresso volta a acontecer presencialmente, neste ano, entre os dias 11 e 14 de abril. Para acessar a programação completa clique aqui.
Os 12 trabalhos do Telessaúde UFPA selecionados para o congresso serão exibidos em pôsteres em formato digital por membros da equipe, que estão participando do congresso. O objetivo é aproveitar a oportunidade do evento para troca de experiências que possam enriquecer e melhorar cada vez mais as ferramentas e ofertas de serviços do núcleo, no Pará.
A abertura do 2º Fórum Nacional de Telessaúde foi feita pela secretária de Informação e Saúde Digital, Dra. Ana Estela Haddad e teve as boas-vindas feitas pelo diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação, Cleonaldo de Almeida Costa. Ambos destacaram a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos núcleos de Telessaúde de todo o país para a melhoria da qualidade dos atendimentos de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).
A coordenadora geral do Telessaúde UFPA, Profa. Dra. Maria do Socorro Castelo Branco fez uma apresentação sobre a implantação e consolidação do núcleo no Pará. Em sua participação, ela apresentou dados que mostram o crescimento do programa, como o aumento do número de municípios parceiros e de serviços executados, além do aumento da participação nas webconferências e webpalestras e do número de usuários cadastrados na plataforma telessaude.ufpa.br. Representantes de outros 13 núcleos de Telessaúde também fizeram apresentações dos seus trabalhos durante o evento.
Confira a lista com os nomes dos trabalhos aprovados que serão exibidos no evento:
- Fluxo de produção e uso das multimídias aplicadas à educação de profissionais da atenção primária à saúde por Núcleo de Telessaúde.
- Resolubilidade na atenção primária em um serviço de Teledermatologia em Belém do Pará.
- Perfil de usuários e laudos em um serviço de teledermatologia implantado há 2 anos no Pará.
- Os desafios na construção de curso autoinstrucional para trabalhadores da saúde.
- Implantação da Teledermatologia em Belém-PA: avanços e desafios da saúde digital no contexto amazônico.
- Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde: A experiência do telessaúde vinculado a um hospital universitário no Pará
- Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para apoio aos processos de certificação do serviço de Tele-educação em Núcleo de Telessaúde no Pará.
- Desafios na adesão à Telessaúde na região do Marajó, Pará, Brasil.
- Utilização do telediagnóstico em eletrocardiograma por municípios Marajoaras.
- Teleconsultoria como processo de educação permanente da APS.
- Implantação de Telessaúde no estado do Pará.
- Comparação da evolução entre serviços ofertados pelo Telessaúde na Região da Amazônia Oriental: Caso do Pará.
Foto: Telessaúde UFPA