O II Encontro de Avaliação do Telessaúde UFPA será realizado durante uma visita técnica do núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (Telessaúde UFSC), em Belém, onde haverá uma ampla agenda de eventos, nos dias 4, 6 e 7 de agosto. A programação da visita possui atividades com o núcleo de Telessaúde UFPA/Ebserh e o núcleo de Saúde Digital da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O encontro reunirá gestores municipais de saúde dos municípios que possuem parceria com o núcleo do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e o objetivo é propiciar a apresentação dos resultados dos serviços prestados nos municípios paraenses, além de uma troca de experiências entre os gestores municipais. O núcleo catarinense possui uma trajetória de mais de 15 anos na área, além da parceria do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) com os núcleos paraenses.
A agenda começa no dia 04 de agosto, com a visita técnica e reunião com o Telessaúde UFSC, e pretende fazer uma ampla avaliação dos serviços que estão sendo desenvolvidos pelo Telessaúde UFPA, em parceria com o núcleo catarinense. O evento será durante todo o dia, no miniauditório do ICSA e abordará, entre outras coisas, os programas SUS Digital e Agora tem Especialistas, avanços e desafios do último ano e possibilidades e perspectivas para o futuro.
No dia 06 de agosto, o núcleo do CHU-UFPA seguirá com uma agenda importante com o II Encontro de Avaliação do Telessaúde UFPA, que reunirá os gestores municipais de saúde das regiões pactuadas: Metropolitana de Belém, Marajó e Tocantins. Uma mesa-redonda de abertura abordará a importância do Telessaúde UFPA para os municípios paraenses. Participarão do debate o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a diretora do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (CHU-UFPA), Regina Feio; o diretor do ICM/UFPA, Silvestre Savino Neto; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Alves Barbosa – SMS Breves (Região Marajó II) e a coordenadora geral do Telessaúde UFPA, Socorro Castelo Branco. Na ocasião, será feita a apresentação das experiências exitosas realizadas nas comunidades quilombolas de Gurupá, e também em Muaná, ambos municípios no Marajó.
Por fim, no dia 07 de agosto, pela manhã, o Telessaúde UFPA realizará o Grupo de Trabalho (GT) de Interoperabilidade, que vai reunir representantes da área de tecnologia da informação dos seguintes órgãos: Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU); Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa); e Telessaúde UFPA. O objetivo é possibilitar entre os participantes um diálogo sobre a interação entre os sistemas de saúde regionais para possibilitar melhorias operacionais e nos resultados dos serviços.
A agenda se encerra no dia 07 de agosto, à tarde, com uma reunião final de avaliação do Telessaúde UFSC com as equipes do Telessaúde UFPA e Saúde Digital da UEPA, com o objetivo de fechar as pactuações para os próximos meses.