O Telessaúde UFPA realizou a primeira teletriagem para atendimento de pacientes em caráter de urgência oftalmológica, na última sexta-feira (26). O serviço começou a ser implementado pelo núcleo do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), para atender os pacientes que recorrem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, em Belém, mas o objetivo é expandir esse atendimento a todas as UPAs da capital.
As relações institucionais do Telessaúde UFPA, Hadassa Hanna e Luíza Braga, que estão responsáveis pela implementação do serviço, que tem como base o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), explicam que a teletriagem de urgência oftalmológica é um serviço de teleatendimento do núcleo, no qual profissionais de saúde avaliam os sintomas oftalmológicos de um paciente, remotamente, utilizando computadores, por meio de videochamada. Seu principal objetivo é orientar o paciente sobre o melhor caminho a seguir ou encaminhá-lo à urgência, direcionando-o para o atendimento mais adequado à sua necessidade.

Segundo Hadassa Hanna, o serviço de teletriagem de urgência oftalmológica funciona da seguinte forma: o paciente se direciona à UPA da Terra Firme (nesse primeiro momento), onde recebe um primeiro atendimento com o enfermeiro ou médico da unidade. O profissional de saúde faz perguntas específicas para entender a natureza, intensidade e duração dos sintomas, seguindo protocolos clínicos padronizados. Com base nas informações coletadas e repassadas para o médico oftalmologista do Hospital Bettina Ferro de Souza, através da Teletriagem, ele irá dizer se faz parte do perfil de atendimento do hospital para orientar a conduta adequada.
“A teletriagem busca otimizar o sistema de saúde e melhorar a experiência do paciente, pois evita deslocamentos desnecessários para hospitais e prontos-socorros, reduzindo a sobrecarga dos serviços de urgência e permitindo que sejam atendidos casos mais graves nas UPAS, além de agilizar o acesso a orientações médicas confiáveis, a qualquer hora e de qualquer lugar, direcionando, com precisão, cada paciente para o nível de cuidado que ele realmente necessita”, explica Hadassa.

A primeira teletriagem de urgência oftalmológica contou com a participação dos seguintes profissionais de saúde, que estavam no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza UFPA/Ebserh: a relações institucionais, Hadassa Hanna; médico Gildeone da Silva Farias; gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Petruska Oliveira Baptista Pereira; chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde HUBFS, Francisco de Paulo Coelho Junior e recepcionista Jonyson Progene. Já na UPA da Terra Firme estavam os seguintes profissionais: a relações institucionais, Luíza Braga; coordenadora da UPA da Terra Firme, Sara Melo; e enfermeiros reguladores e supervisores, Juliana Conceição, Lídia Cristiane, Shirlene Salheb, Mariane Cordeiro, Osmar Reis Junior e Victória Sophia.