Telessaúde UFPA realiza webconferêcia sobre saúde do homem 

<strong>Telessaúde UFPA realiza webconferêcia sobre saúde do homem</strong> 

O Telessaúde UFPA realizará a webconferência “Saúde do Homem na APS”, na próxima terça-feira (29). Em pleno Novembro Azul, o tema terá como conferencista o cirurgião dentista Andrei Lemos, que é Técnico da Coordenação de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiros(as) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará. 

De acordo com Andrei Lemos, a webconferência abordará, entre outras coisas, a instituição de uma política voltada à saúde masculina (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem), que trata de várias patologias relacionadas à questão da saúde do homem. Além disso o cirurgião dentista vai falar sobre a campanha Novembro Azul e todas as suas mudanças de abordagens ao longo do tempo em relação ao tema. “A partir de 2014, por recomendação do Ministério da Saúde, a Sespa passou a focar na saúde integral do homem, sem se restringir somente a uma única patologia”, destaca o conferencista, acrescentando que a secretaria trabalha com a saúde masculina em todos os meses do ano 

Em 2021, a Sespa passou a divulgar o calendário de saúde do homem, para nortear os gestores municipais de saúde e dar sugestões de temas também pertinentes às questões de saúde do homem. “Nosso maior desafio, no momento, é estimular a Atenção Primária da Saúde a fazer o pré-natal do parceiro e registrá-lo no eSUS”, avalia Lemos. “A participação dos homens no pré-natal, por exemplo, é uma forma de aumentar o acesso deles aos serviços de saúde, além de fazer com que cuidem melhor de si, além de participar do processo de gravidez”, complementa. 

Segundo Lemos explica a ideia de estimular a participação do pai no pré-natal é para que ele possa, não só acompanhar a gestante, mas também cuidar da sua saúde (fazendo exames laboratoriais, testagem rápida para IST, além de ser inserido às consultas médicas), receber também orientações sobre o período de gestão, parto e crescimento da criança. “O homem poderá aprender também a exercer uma paternidade responsável e, inclusive, participar dos cuidados à criança, que não podem ficar somente sob a responsabilidade da mulher”, explica o cirurgião dentista, acrescentando que “cuidando de sua saúde, automaticamente, ele cuidará da saúde da família”. 

Outro tema que também será abordado na webconferência é a prevenção ao câncer de pênis, que foi muito abordado no ano passado. “É um tumor, relativamente raro, que dificilmente atingiria os homens se estes tivessem mais informações e não demorassem a procurar um profissional de saúde a partir dos primeiros sintomas”, alerta. “Queremos mostrar aos profissionais a importância de estimular os homens a adotarem um estilo de vida mais saudável, a fim de produzir uma queda nas elevadas taxas de óbito e internação”, concluiu. 

Andrei Lemos é cirurgião-dentista e especialista em endodontia, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é também técnico da Coordenação Estadual de Saúde do Homem (Sespa) e dentista do serviço de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).