Uma visita técnica do Ministério da Saúde (MS) ao projeto Telessaúde UFPA foi realizada nesta quinta-feira (14). Os técnicos do MS, Ricardo Vianna e Thiago Brandão, reuniram com a equipe do Telessaúde UFPA e da diretoria do complexo hospitalar universitário, pela manhã, no auditório do hospital Bettina Ferro de Souza, onde ouviram as apresentações da equipe sobre o funcionamento do projeto, que foi implantado, em janeiro deste ano. Durante a visita, a equipe, acompanhada também do analista de prestação de contas do MS, no Pará, Esteliano Ribeiro, conheceu as instalações provisórias e os espaços que estão em obra para recepcionar a sede do projeto.
Ricardo Vianna destacou em sua apresentação que já estava prevista a realização de visitas aos projetos Telessaúde desenvolvidos no país, mas que a pandemia acabou atrasando o calendário. “Nosso objetivo é ver de perto como está o funcionamento do Telessaúde nos estados, como está se dando a execução dos serviços e o cumprimento das metas e achamos importante fazer esse corpo-a-corpo e acompanhar o andamento deles, só não fizemos essas visitas antes porque a pandemia nos impediu”, ressaltou Vianna, acrescentando que o órgão está à disposição para prestar o apoio necessário às ações do Telessaúde UFPA.
A coordenadora geral do Telessaúde UFPA, Socorro Castelo Branco, apresentou à equipe do MS todo o histórico do projeto, desde a concepção até a implantação e avaliou como positiva a visita. “Foi muito proveitoso esse encontro porque permitiu uma maior aproximação nossa com o Ministério da Saúde e também possibilitou que nós pudéssemos apresentar os trabalhos que estamos realizando, além de tirar dúvidas e alinhar com o órgão futuras ações que estamos planejando para serem desenvolvidas”, destacou a coordenadora. Após a sua apresentação, todos os membros da equipe do Telessaúde falaram sobre as ações que estão sendo desenvolvidas.
O Telessaúde UFPA está em funcionamento desde janeiro deste ano, já tem mais de 200 profissionais de saúde cadastrados em sua plataforma, possui uma parceria firmada com o município de Ponta de Pedras, no Marajó, e tem realizado webconferências para contribuir com a formação permanente dos profissionais de saúde que atendem na Atenção Primária à Saúde, no Pará.
Também estiveram presentes durante a visita do MS, representando o complexo hospitalar da UFPA, o gerente administrativo, Daniel Paulo Serique Júnior, o gerente Pedro Piani e o jornalista Victor Hugo Carneiro de Souza.