Telessaúde UFPA participa do maior evento sobre Moodle da América Latina

Telessaúde UFPA participa do maior evento sobre Moodle da América Latina

O Telessaúde UFPA esteve presente entre os dias 26 e 28 de abril no MoodleMoot Brasil-América Latina, a maior conferência acadêmica de educadores, pesquisadores e desenvolvedores do Moodle LMS. O coordenador de tecnologia da informação, William Christian Silva da Silva e o coordenador de produção do Tele-educação, Helder Marques Batista estiveram juntos no evento, ampliando os seus conhecimentos sobre esse ambiente virtual de aprendizagem de código aberto, que é uma das plataformas mais usadas no mundo em todos os níveis educacionais, do ensino fundamental ao superior.  O evento foi realizado em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é planejado pela organização sem fins lucrativos Moodle Association.

Grande entusiasta do mundo open source, William Silva, conta que foi a primeira participação sua no MoodleMoot presencial e, por isso, sua expectativa estava alta. “Eu já conhecia o evento e a dimensão dele, mas só tinha acompanhado as palestras gravadas. Mas esse tipo de evento sempre me chamou atenção, pois tanto o encontro quanto o software Moodle são livres, assim tudo o que é gerado fica disponibilizado pra toda comunidade sem custo”, destaca o coordenador de TI, que também elogia a oferta de conhecimentos do evento. “Foram excelentes os temas tratados, as oficinas trouxeram conteúdos essenciais e as ferramentas mais utilizadas na atualidade”, acrescenta.

Helder Batista destacou que nesse evento foram apresentadas as atualizações da plataforma e alguns cases que estão sendo desenvolvidos pelo Brasil, desde o ensino fundamental até o superior, e que está sendo usada também no meio corporativo para treinamento de colaboradores. “No nosso caso estamos utilizando o Moodle para os nossos cursos autoinstrucionais como plataforma base que vai contribuir com o aprendizado”, disse Batista.

O Moodle Moot é um evento global que possibilitou aos participantes conversas com profissionais altamente qualificados, segundo destacou William Silva. Já Batista ficou animado com os novos recursos da plataforma aprendidos no evento. “Nós também participamos de oficinas de plug-ins, que são direcionados para o desenvolvimento de cursos autoinstrucionais, ou seja, ferramentas de design instrucional. Então, basicamente, isso e foi muito enriquecedor e vai nos ajudar no trabalho que estamos desenvolvendo no Telessaúde UFPA”, destaca batista.

Animados com os novos aprendizados que adquiriram no evento, William Silva e Helder Batista já planejam a nova participação deles na próxima edição. “Já estamos pensando de nas próximas edições submetermos nosso trabalho para apresentação à comunidade, pois temos a certeza que nossa experiência com a aplicação do Moodle no Telessaúde UFPA vai somar na comunidade Moodle e no avanço da educação no país”, disse William, que foi complementado por Batista: “nós queremos participar do evento no ano que vem, apresentando tudo que a gente já desenvolveu com a plataforma Moodle, ao longo desse 1 ano e pouquinho e que seguimos desenvolvendo no projeto”, concluiu, acrescentando que a plataforma possibilita, entre outras coisas, ferramentas de gamificação e se integra a outras plataformas, como Canva, o H5P, Google docs e Google forms, que auxiliam no processo de aprendizagem.

Foto: Divulgação