O Telessaúde UFPA/Ebserh realizará a webconferência “Novo surto de Covid-19 e o manejo na APS”, no próximo dia 16 de janeiro. O tema será ministrado pela médica infectologista Rita Medeiros, que possui mestrado e doutorado em Virologia Médica pela Universidade Paris 7 – Instituto Pasteur. A palestrante vai abordar sobre o tratamento da Covid-19 e orientar sobre o manejo dos pacientes nas unidades de Atenção Primária à Saúde a partir das novas orientações e recomendações científicas. O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.
Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) registrou duas mortes por covid-19 nas duas últimas semanas de 2023. E no dia 27 de dezembro, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou um alerta epidemiológico sobre a necessidade de ações de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios que estão circulando na capital.
A conferencista Rita Medeiros, que também é gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto, destaca a importância de atuação do sistema de saúde para o enfrentamento a esse novo surto da Covid-19. Em suas redes sociais, a infectologista destacou que Belém vive um surto de Covid-19 e que os profissionais ainda não estão familiarizados com a indicação e prescrição de medicamentos mais atualizados que são indicados para pessoas com maior risco para desenvolver a forma grave da doença. “Médicos e médicas das urgências e emergências e UBS, informem-se sobre o fluxo junto à unidade de saúde do seu município!”, disse a conferencista em suas páginas nas redes sociais. E é para falar sobre as novas medicações e orientações de manejo dos pacientes de Covid-19 que a infectologista fará a sua webconferência.
A COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG) infecciosa, causada por coronavírus, que leva o nome de SARS-CoV-2. A doença tem alta transmissibilidade e ocasiona sintomas leves a graves, gerando elevada demanda por cuidados intensivos e milhares de óbitos. Em relação ao aumento do número de casos da doença em Belém, por meio de nota divulgada na imprensa, a Sesma confirmou que “a rede municipal de saúde de Belém registra um aumento nos atendimentos de pacientes apresentando sintomas de Síndromes Gripais (SG) e infecções sazonais” que ocorrem com mais frequência neste período de chuvas na Amazônia. Por essa razão, a Prefeitura de Belém está reforçando a importância da intensificação das ações de prevenção e controle da covid-19 (e outros vírus respiratórios no município), em especial, mantendo a vacinação em dia.
Sobre a conferencista
A infectologista Rita Catarina Medeiros Sousa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1993), residência médica em Infectologia pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA (1995), especialização em bioquímica com ênfase em biologia molecular pela Universidade Paris 7 (1997), mestrado em Virologia Médica pela Universidade Paris 7 – Instituto Pasteur (1998) e doutorado em Virologia Médica pela Universidade Paris 7 – Instituto Pasteur (2002). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Pará, onde ministra aulas nas disciplinas de infectologia e virologia e desenvolve atividades de pesquisa e extensão no Núcleo de Medicina Tropical e Hospital Universitário Joao de Barros Barreto.
É pesquisadora colaboradora do Instituto Evandro Chagas – Laboratório de Vírus Respiratórios. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: influenza e outros vírus respiratórios, chikungunya, raiva e HTLV. É membro do Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM/Pará; integra o Comitê Cientifico de COVID-19 e outras infecções respiratórias virais da Sociedade Brasileira de Infectologia. Exerce a função de gerente de atenção a saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto – UFPA desde 2021.
Arte: Telessaúde UFPA/Ebaserh