Professora da UFPA participa de reunião da ONU, em Genebra

Professora da UFPA participa de reunião da ONU, em Genebra

A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Naiza Sá, participou da 99ª Sessão do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (CRC/ONU), em Genebra, na Suíça, nos dias 21, 22 e 23 de maio. Docente da Faculdade de Nutrição, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia e do Programa de Nutrição, da UFPA, atualmente, Naiza Sá está cedida para o Ministério da Saúde, atuando na coordenação Geral de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção da Cultura de Paz, no Ministério da Saúde. No evento, que faz a avaliação periódica quanto ao cumprimento das obrigações assumidas no âmbito da Convenção sobre os Direitos da Criança, a professora participou de uma sabatina realizada por peritos e membros da ONU sobre as ações e políticas implementadas no Brasil na área da infância e adolescência. O evento teve início no dia 12 deste mês e vai até o dia 30.

Naiza Sá explica que integrou a delegação brasileira, comandada pela Ministra de Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e que o objetivo da missão era prestar contas e apresentar os avanços e desafios na implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança diretamente ao órgão de tratado da ONU e à comunidade internacional. “Foi importante para relatar os avanços nas políticas públicas de saúde que o Brasil tem desenvolvido para crianças e adolescentes, além de mostrar que o Brasil conta com sistemas de informação em saúde consolidados. Também importante para reconhecer nossos desafios, onde ainda precisamos avançar, a fim de garantir a proteção integral de crianças e adolescentes do Brasil”, destacou a professora, que atuou no evento como representante do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.

O público presente era composto de peritos do Comitê dos Direitos da Criança (CRC), sociedade civil e a delegação brasileira. Durante a sabatina, as perguntas abordaram vários temas, como segurança alimentar, violência e acesso à educação, entre outros relativos aos direitos de crianças e adolescentes. O comitê da ONU ainda vai enviar um relatório da sessão com base nas respostas do governo.

A delegação brasileira também contou com representantes dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE); da Educação (MEC); do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da Saúde (MS); da Cultura (MinC); das Mulheres (MMulheres); além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Naiza Sá também participou de um Side Event, da Assembleia Mundial da Saúde, sobre o monitoramento do marketing digital dos substitutos do leite materno, organizado pelo IDEC e Ibfan com o apoio do Ministério da Saúde.

Sobre a professora

Naiza Nayla Bandeira de Sá possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2009), mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (2011), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2015) e Pós-Doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro, Portugal (2022). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará e está cedida para o Ministério da Saúde, onde atua na coordenação Geral de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção da Cultura de Paz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de vigilância em saúde/ epidemiológica, vigilância de violências e acidentes no sistema de saúde, vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (adultos e adolescentes); inquéritos de Saúde de base populacional. Também tem experiência nas áreas: epidemiologia nutricional, comportamento alimentar e segurança alimentar e nutricional.