Rastreamento do Câncer de Mama e Colo Uterino é tema de webconferência

Rastreamento do Câncer de Mama e Colo Uterino é tema de webconferência

O Telessaúde UFPA realizará a webconferência “Rastreamento do Câncer de Mama e Colo Uterino na APS” no dia 26 de outubro.  O tema será ministrado pela médica e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Djenanne Simonsen, que é especialista em Atenção Integral à Saúde, e vai falar sobre como pode ser feito o rastreamento desses dois cânceres ginecológicos nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

Segundo a conferencista Djenanne Simonsen, a sua conferência dará ênfase na importância da prevenção do câncer ginecológico no mês que enfatiza o cuidado da mulher: o Outubro Rosa. “Os participantes terão acesso a informações, como a atualização das estimativas regionais e nacionais em relação ao câncer de mama e colo uterino e também aprenderão como abordar a paciente nas unidades de atenção básica”, destacou a médica.

Em todo o mundo, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e é também o mais comum entre as mulheres. Cerca de 22% dos casos novos de câncer detectados, por ano, em mulheres são de mama. Já o câncer de colo uterino tem aproximadamente 500 mil novos casos por ano no mundo e é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, levando 230 mil delas à óbito, por ano.

No ranking geral de neoplasias entre as mulheres brasileiras, mama e colo de útero são as mais incidentes (excetuando-se os tumores de pele não melanoma), seguidas por cólon e reto; traqueia, brônquio e pulmão; e estômago.

Para o controle dos tumores de mama e de colo uterino há políticas de rastreamento que são fundamentais para a saúde da mulher. O rastreamento é a ação de examinar mulheres saudáveis, em um grupo etário definido, segundo protocolos internacionais respaldados cientificamente. O objetivo é reduzir a mortalidade, a partir da detecção precoce de casos ou, no caso do câncer do colo do útero, de um agente causador. E é exatamente sobre essas ações de rastreamentos dos dois cânceres ginecológicos que a webconferência vai tratar.

Sobre a conferencista

A médica Djenanne Simonsen Augusto De Carvalho Caetano tem mestrado em Medicina área de atuação em Mastologia (UFRJ), tem título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), título de habilitação em Patologia do trato genital inferior e colposcopia (Sbptgic), especialista em Ginecologia pelo Instituto de Ginecologia da UFRJ e especialista em Medicina do Trabalho (Unirio).