Uma reunião realizada entre o Telessaúde UFPA/Ebserh e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) decidiu a ampliação dos serviços do Núcleo para mais três distritos administrativos de Belém. São eles: Distrito Administrativo de Outeiro (Daout), Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos) e Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac). A parceria com o município de Belém foi fechada em outubro de 2023 e os serviços começaram a ser realizados no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), de forma piloto. Ao todo, agora, os serviços estarão funcionando em quatro distritos, mas o objetivo é, em breve, ampliar para todos os demais distritos administrativos da capital. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (17), na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, participou da reunião e destacou a importância da expansão dos serviços do Telessaúde UFPA/Ebserh nas unidades de saúde de Belém. De acordo com ele, nos quatro novos distritos definidos para a expansão serão ofertados serviços de Telediagnóstico de ECG, Teleconsultoria de especialidades em dermatologia, cardiologia e vascular. “Para isso, nós teremos um plano de ação, no sentido de estabelecermos um cronograma para a capacitação das equipes e estruturação das ambiências para o Telessaúde ocorrer nesses quatro distritos, destaca o secretário.
Anaisse avalia de forma, extremamente, positiva a ampliação dos serviços do Telessaúde UFPA na capital. “Essa é uma expansão significativa porque, atualmente, os serviços estão somente no Dagua e a intenção é fazermos não só uma capacitação e treinamento, mas mudarmos alguns processos para que o uso do Telessaúde UFPA/Ebserh esteja, inclusive, vinculado ao protocolo e agendamento através das centrais de regulação”, ressalta o secretário.
A coordenadora geral do Telessaúde UFPA/Ebserh, Socorro Castelo Branco, avaliou como positiva a reunião. “A gente conseguiu que o secretário (Pedro Anaisse) definisse a expansão do núcleo em Belém, com a possibilidade de Teledermatologia e a endocrinologia e a cardiologia fazendo parte da linha de cuidado, ou seja, se o médico sentir a necessidade do parecer de um especialista dessas três especialidades, antes dele mandar o encaminhamento para um especialista presencial, ele pode fazer uma teleconsultoria, na plataforma, e o especialista do Telessaúde UFPA dar uma orientação para ele para que não precise encaminhar o paciente para o atendimento presencial. Com isso, vai diminuir o tempo de espera da população por um especialista porque o próprio médico da Atenção Primária à Saúde (APS) vai conversar com um especialista e vai poder resolver o caso e não precisar encaminhar, ou seja, vai ser menos tempo de espera e menos deslocamento do paciente para a atenção especializada”, concluiu a coordenadora.
Fotos: Telessaúde UFPA/Ebserh