Telessaúde UFPA e Sesma Belém dialogam sobre TelePrep e TelePep 

Telessaúde UFPA e Sesma Belém dialogam sobre TelePrep e TelePep 

O núcleo do Telessaúde UFPA realizou, nesta terça-feira (10), uma reunião com a Coordenação Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para dialogar sobre a implementação dos serviços de  TelePep e TelePrep, em Belém. 

De acordo com o coordenador municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Júnior destacou a importância do serviço. ‘’Essa é uma ferramenta tecnológica que irá oportunizar à população, por meio de teleconsulta a retirada de medicação de Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PrEP) em locais estratégicos de Belém. Essas medidas profiláticas ajudarão a reduzir os indicadores do município’’, avalia o coordenador que também é diretor do Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia).

Durante a reunião foi dialogado que, a princípio, a ideia de fluxo é que o  usuário acesse o consultório virtual e passe por uma teletriagem, a fim de verificar se atende aos critérios de elegibilidade. Posteriormente, será agendada a teleconsulta. É importante ressaltar que tanto a teletriagem quanto a teleconsulta necessitam que o usuário possua dados móveis. Porém, maiores detalhes serão definidos em reuniões posteriores. 

Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS do Ministério da Saúde,  as maiores taxas de detecção em 2023 (casos por 100 mil habitantes) encontram-se na Região Norte (31,5). O estado do Pará tem uma taxa de 30,1, ambas acima da média nacional, que é de 21,8, sendo que a capital Belém é a quinta capital com maior número de casos de detecção de HIV (53,9) e a segunda com maior taxa de mortalidade por HIV (Brasil, 2024).

O que é a PrEP?

É a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de  comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O que é a PEP?

É a Profilaxia Pós-Exposição. Ela consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções após exposição com potencial risco. A PEP deve ser utilizada após situações em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).