O Telessaúde UFPA/Ebserh realizará a webconferência “Interpretação de ECG na Atenção Primária”, no dia 23 de junho. O tema será ministrado pela médica cardiologista Dilma de Souza, que vai abordar como os eletrocardiogramas devem ser interpretados de forma correta, nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), contribuindo para uma maior qualificação dos profissionais da área da saúde em relação à interpretação desses exames. O evento será às 16h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.
Segundo a conferencista, Dilma de Souza, sua webconferência terá como foco principal as seguintes questões relativas à interpretação de ECG: “como identificar um traçado normal do eletrocardiograma, observando desde a identificação do indivíduo que está realizando o exame, como identificar se o aparelho de eletrocardiograma está calibrado corretamente, posicionamento adequado dos eletrodos para um traçado sem interferência, identificação das ondas normais do eletrocardiograma e os valores de normalidade”, destaca.
O conteúdo da webconferência é de suma importância para contribuir para a formação continuada dos profissionais da área da saúde, pois os eletrocardiogramas são exames determinantes para a avaliação da saúde dos pacientes. Nesse sentido, a interpretação de um eletrocardiograma (ECG) requer um conhecimento técnico que envolve a análise das ondas, intervalos e frequência cardíaca para identificar alterações no ritmo, condução e atividade elétrica do coração.
Alguns elementos são considerados determinantes para a interpretação do ECG, como frequência cardíaca, ondas, intervalos, eixo elétrico, entre outros. Todas essas informações serão repassadas e compartilhadas pela cardiologista na webconferência, que é gratuita e pode ser acessada pela plataforma do Telessaúde UFPA: telessaude.ufpa.br.
Sobre a conferencista
Dilma do Socorro Moraes de Souza possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1991), especialização em Cardiologia concedida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/EPM (2007). Atualmente é professora Associada da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, pesquisadora em doença de Chagas e Hipertensão arterial, médica cardiologista da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna onde exerce suas funções nas áreas de atuação Clínica, Ecocardiografia, Monitorização da Pressão arterial. Possui também pós-graduação em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi editora-chefe da Revista Brasileira de Hipertensão Arterial no biênio 2020/2021, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Pará, no biênio 2020/202, diretoria suplente do conselho fiscal da Sociedade Brasileira De Cardiologia, no triênio 2022/2024 e diretora tesoureira do Departamento de Hipertensão arterial, no biênio 2022/2023. E teleconsultora do Telessaúde UFPA desde 2023.