Telessaúde UFPA implanta segundo ponto de Tele-ECG em Breves

Telessaúde UFPA implanta segundo ponto de Tele-ECG em Breves

A equipe do Telessaúde UFPA fez a entrega de equipamentos de Tele-ECG no município de Anajás, no Arquipélago do Marajó, e implantou o segundo ponto do serviço no município em 20 de maio. A relações institucionais Regiane Padilha, coordenou a agenda de trabalhos no município, e destaca a importância desta ação do núcleo no município. “Estamos trabalhando na ampliação dos serviços de Tele-ECG em Breves, que é o segundo município no Marajó que mais realiza eletrocardiogramas via plataforma (telessaúde.ufpa.br)”, diz a relações institucionais, acrescentando que o serviço possibilita um diagnóstico mais preciso e rápido para os pacientes que moram em Breves e que não precisam se deslocar para a capital Belém para terem o serviço.


Regiane Padilha realizou as capacitações por blocos de profissionais: médicos(as), enfermeiras(os) e técnicos de ECG, que deverão atuar na orientação e realização do exame de eletrocardiograma digital, nas equipes profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), no município. As capacitações orientam os profissionais tanto para o uso do serviço de Tele-ECG quanto para o uso dos demais serviços ofertados pela plataforma do núcleo.

A entrega do kit de equipamentos, que compreende um computador e um eletrocardiógrafo digital, para o serviço de Tele-ECG foi realizada em cerimônia que contou com a presença da coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Ana Gabrielle Cavalcante, e de membros da gestão municipal e profissionais da área da saúde de Anajás. O local do segundo ponto de ECG, onde foram instalados os equipamentos entregues pelo Telessaúde UFPA é o Centro Municipal de Saúde Ribeirinho.


A aquisição dos equipamentos de eletrocardiograma digital foi feita com recursos do Novo PAC da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), do Ministério da Saúde, que está direcionando investimentos em infraestrutura com o objetivo de ampliar os serviços do SUS da rede primária à especializada para cobrir vazios assistenciais em saúde.