Telessaúde UFPA participa da Conferência de Consenso sobre o Modelo de Maturidade de Serviços de Telessaúde

Telessaúde UFPA participa da Conferência de Consenso sobre o Modelo de Maturidade de Serviços de Telessaúde

O Telessaúde UFPA participou da Conferência de Consenso sobre o Modelo de Maturidade de Serviços de Telessaúde, nos dias 29 e 30 de setembro, em Brasília/DF. A coordenadora geral do núcleo do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), Socorro Castelo Branco, contribuiu com os debates no evento e participou da Consulta Ampliada a Especialistas para Validação de Modelo de Maturidade para Serviços de Telessaúde em Território Brasileiro, que foi organizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Segundo a coordenação da RNP, a validação é uma etapa essencial para garantir que o modelo seja aplicável, eficaz e sensível a realidade dos diferentes contextos territoriais brasileiro, permitindo que estabelecimentos de saúde avaliem e aprimorem seus serviços de telessaúde. A proposta é que o modelo possa ser especialmente útil para serviços emergentes em diferentes unidades de saúde e contextos territoriais.

Durante os dois dias de conferência e consulta estiveram reunidos gestores e especialistas de núcleos de telessaúde de diferentes regiões do país, selecionados pelo Departamento de Saúde Digital DESD. Os profissionais ficaram imersos na análise do modelo, avaliando sua clareza, relevância, aplicabilidade e propondo melhorias, com o objetivo de construir um consenso nacional. A atividade integra o projeto Ampliação e Padronização dos Núcleos de Telessaúde Parte II – 2024/2025, em parceria com Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), SEIDIGI/MS e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e conta com a coordenação dos pesquisadores: Angélica Baptista Silva e Ivan Torres Pisa.

O Modelo de Maturidade de Serviços de Telessaúde (TMSMM.br) consiste em um framework estruturado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em colaboração com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde, para apoiar a gestão da qualidade nos Núcleos de Telessaúde e a gestão do Programa da Rede Brasileira de Telessaúde para o SUS Digital do Ministério da Saúde.

Participaram do evento representantes dos seguintes núcleos de telessaúde: Secretaria de Estado da Saúde do Acre, Núcleo Fiocruz/Amazonas, Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Maranhão, Faculdade de Medicina-Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital das Clínicas-Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Lucas Machado, Fiocruz/Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal do Pará, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Roraima e Universidade Federal de Santa Catarina.