Tuberculose é tema de webconferência

Tuberculose é tema de webconferência

O Telessaúde UFPA/Ebserh realizará a webconferência “O manejo da Tuberculose na APS”, no dia 13 de dezembro.  O tema será ministrado pelo médico infectologista Julius Caesar Mendes Soares Monteiro, que tem mestrado em Saúde na Amazônia. O palestrante vai abordar o rastreamento, o tratamento e o acompanhamento das pessoas acometidas pela tuberculose, doença que é bastante tratada nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

Segundo o conferencista Julius Caesar, a webconferência trará informações sobre todos os aspectos importantes em relação ao tratamento da tuberculose em pacientes que são atendidos nas unidades de APS. “Eu vou apresentar dados da epidemiologia do agravo, definição de caso suspeito, caso confirmado, como realizar a investigação e a terapia e o segmento dos pacientes até a alta”, destaca o palestrante.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis, cuja transmissão ocorre por meio da via respiratória, através de aerossóis eliminados pela fala, tosse e espirros, podendo ser pulmonar ou extrapulmonar. Mas, destaca-se que a forma pulmonar da doença é a mais frequente e é também a responsável pela cadeia de transmissão da micobactéria. Pacientes que apresentem tosse há mais de três semanas são caracterizados como suspeita para tuberculose e devem ser investigados. Além disso, sudorese noturna, perda de peso e febre vespertina também são comuns nos quadros da doença.

Sobre o conferencista

Julius Caesar Mendes Soares Monteiro é médico infectologista, formado pela UFPA. Tem mestrado em Saúde na Amazônia e é doutorando em Doenças Tropicais, ambos pela UFPA. É também infectologista do complexo hospitalar universitário UFPA/EBSERH e médico do IFPA, além de ser médico referência em genotipagem para o HIV pelo ministério da saúde e membro da câmara técnica em antirretrovirais do estado do Pará.