Webconferência debate a identificação de sinais do Autismo na APS

Webconferência debate a identificação de sinais do Autismo na APS

O Telessaúde UFPA realizará a webconferência “Identificando os sinais do Autismo na APS”, no dia 27 de abril. O tema será debatido pela médica com doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas, Dra Amira Figueiras, que abordará como podem ser identificados os sinais do Autismo nas unidades de Atenção Primária a Saúde (APS). O evento será às 17h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiros(as) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e com a data o Ministério da Saúde chama a atenção para um assunto importante: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) mostram que o Brasil realizou, em 2021, 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios, a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões do público infantil com até 9 anos de idade.

Segundo o MS, no Brasil, na Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, as pessoas com TEA e seus familiares podem contar com 263 Centros Especializados em Reabilitação (CER), que são pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, responsáveis por diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia de assistiva (tecnologia de apoio).

Além disso, o Brasil conta com 282 Centros de Atenção Psicossocial infantil (CAPS iJ), 47 oficinas ortopédicas disponíveis e 2.795 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que realizaram 10,8 mil atendimentos a pessoas com autismo só no ano de 2021. As avaliações multiprofissionais são realizadas por uma equipe composta por médico psiquiatra ou neurologista e profissionais da área de reabilitação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento, com padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Porém, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição.

A função dos profissionais é estabelecer o impacto e repercussões no desenvolvimento global e processo terapêutico, a fim de estabelecer um Projeto Terapêutico Singular (PTS). O PTS é um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas para promover o bem-estar do paciente de forma interdisciplinar.

O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detecção de alterações sugestivas de TEA, devendo ser devidamente aplicados durante as consultas de puericultura na Atenção Primária à Saúde. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante o atendimento da criança.

Sobre a conferencista:

A Dra. Amira Consuêlo de Melo Figueiras possui doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas  à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2006) e especialização em desenvolvimento infantil pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Atualmente, é professora adjunto III da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados primários da saúde da criança e desenvolvimento infantil e seus transtornos. Coordena o ambulatório de autismo do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e é consultora técnica da Área da Criança do Ministério da Saúde.

– As inscrições podem ser realizadas pelo formulário acessado no botão abaixo: