Webconferência debate o manejo da pessoa vivendo com HIV

<strong>Webconferência debate o manejo da pessoa vivendo com HIV</strong>

O Telessaúde UFPA realizará a webconferência “O manejo da pessoa vivendo com HIV na APS”, na próxima terça-feira (24), às 18h. O tema terá como conferencista, o infectologista e médico de Família e Comunidade, Ronaldo Monteiro. O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiros(as) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

No Brasil, segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estima-se que 960 mil pessoas viviam com HIV, em 2021. Desse total, 88% conheciam o diagnóstico positivo para o vírus, 73% estavam em tratamento e 69% alcançaram a supressão, o que significa que estavam com carga viral indetectável e não transmitem mais o vírus. O número representa 95% dos pacientes em tratamento. As informações constam no relatório Em Perigo, produzido pelo Unaids.

De acordo com o conferencista Ronaldo Monteiro, “o manejo da pessoa vivendo com HIV (PVHIV) está em processo de descentralização para a Atenção Básica” e por essa razão é importante ampliar a capacitação dos profissionais da saúde para atuarem de maneira mais eficaz nos atendimentos a esse público. “Neste contexto, é importante criar expertise, não só na doença, mas na experiência da doença de uma PVHIV”, argumenta o infectologista. Em sua webconferência, o médico pretende abordar “sobre a doença, como e quando iniciar o tratamento, como tratar as intercorrências e como fazer o seguimento”.

Sobre a experiência da doença, Ronaldo Monteiro abordará “como entender, compreender e manejar a experiência única de uma pessoa vivendo com HIV”.  “Com essa webconfêrencia espera-se criar competências na linha de cuidado das pessoas vivendo com HIV, com ênfase no tratamento e seguimento, visando a estabilidade clínica, imunológica e virológica a partir de uma abordagem centrada na pessoa”, ressalta o conferencista.

Ronaldo Costa Monteiro é médico com título de especialista em Infectologia pela SBI e de Medicina de Família e Comunidade pela SB MFC.  Além disso, é mestre em doenças tropicais, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Cesupa, e também diretor clínico do SAE Casa Dia- Belém.