Webconferência vai debater o manejo da Depressão e Ansiedade na APS

Webconferência vai debater o manejo da Depressão e Ansiedade na APS

O Telessaúde UFPA/Ebserh realizará a webconferência “Depressão e Ansiedade: manejo na APS”, no dia 19 de setembro.  O tema será ministrado pela psiquiatra e docente da residência de Psiquiatria do Centro Universitário do Pará (Cesupa), que vai abordar como identificar, diagnosticar e iniciar o tratamento medicamentoso nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). O evento será às 17h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

No Brasil, os transtornos de saúde mental são um problema de saúde pública importante, recaindo sobre a Atenção Primária à Saúde a alta procura de pacientes por atendimentos, em função dos sintomas clínicos vivenciados por eles. Entre os transtornos mais comuns estão a ansiedade e depressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% desde a pandemia de Covid-19, que foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020.

A depressão é um transtorno mental que tem como principais sinais a tristeza persistente e a perda de interesse por atividades prazerosas. Também pode vir acompanhada de sintomas como perda de energia, inapetência, insônia, hipersonia, ansiedade, perda ou ganho de peso, dificuldade/perda da capacidade de concentração e sensação de desprazer e de culpa, entre outras.

Já o transtorno de ansiedade é caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle. É acompanhada por sintomas como a inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Sintomas físicos como palpitações, falta de ar, taquicardia, sudorese, dor de cabeça e dores musculares podem estar associados.

Sobre a conferencista

Elen Cristina Melo do Nascimento é médica formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui título de especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e é também especialista em Psiquiatria Forense pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É perita psiquiatra oficial da Polícia Científica do Pará.