Entregas de equipamentos pelo Telessaúde UFPA seguem para Limoeiro do Ajuru

Entregas de equipamentos pelo Telessaúde UFPA seguem para Limoeiro do Ajuru

A agenda de entregas de equipamentos do Telessaúde UFPA seguiu para o município de Limoeiro do Ajuru, na região do Tocantins, no Pará, nos dias 02 e 03 de abril. A relações institucionais do núcleo, Victória Tavares, coordenou o trabalho de entrega de um equipamento eletrocardiógrafo digital e um computador para ser usado nos serviços de Tele-ECG, que será prestado pelo Telessaúde UFPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Ajuru, para atender a população daquele município. Além disso, a agenda no município também realizou capacitação com médicos(as), enfermeiras(os) e técnicos de ECG, além de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde.

Uma cerimônia de entrega dos equipamentos foi realizada, no dia 02, na Unidade Básica de Saúde Cuba e contou com a presença da secretária municipal de saúde, Maria José Pantoja, e da coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) do município, Juliane Tavares. No mesmo dia, foi realizada uma capacitação com os técnicos que vão utilizar o serviço de Tele-ECG na plataforma do Telessaúde UFPA (telessaude.ufpa.br).

No dia 03, pela manhã, foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Limoeiro do Ajuru para tratar dos serviços prestados pelo núcleo naquele município. Além disso, também foi realizado uma capacitação com médicos(as) e enfermeiras(os) que atuam na rede municipal de saúde. O objetivo do serviço de Tele-ECG ofertado pelo Telessaúde UFPA é contribuir para um maior acesso aos laudos de eletrocardiogramas, melhorando os atendimentos cardiológicos na APS de municípios mais distantes e que enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde. A implementação do serviço e emissão de laudos com rapidez também evita os deslocamentos dos pacientes para a capital Belém ou para algum município pólo, e garante o acesso ao serviço na cidade onde moram.

É importante ressaltar que a aquisição dos equipamentos foi feita com recursos do Novo PAC da Saúde, do Ministério da Saúde, que está direcionando investimentos em infraestrutura com o objetivo de ampliar os serviços do SUS da rede primária à especializada para cobrir vazios assistenciais em saúde.