Serviços do Telessaúde UFPA garantem melhoria no atendimento à população

Serviços do Telessaúde UFPA garantem melhoria no atendimento à população

Os serviços prestados pelo Telessaúde UFPA estão melhorando a qualidade dos atendimentos em saúde da população nos municípios paraenses que já aderiram ao programa. Atualmente, já estão sendo prestados os serviços de Teleconsultoria, Teledermatologia, Tele-ECG e Tele-educação, com a realização de webconferências para qualificação profissional na área da saúde. Todos esses serviços são acessados por meio do site Telessaude.ufpa.br e são voltados para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

De janeiro a 31 de maio deste ano foram emitidos 503 laudos de tele-ECGs, 232 teleconsultorias e nove teledermatogias. Os municípios marajoaras de Ponta de Pedras e Bagre são os que mais têm usado os serviços, pois já possuem convênio com o programa. O resultado tem sido apontado como positivo pelos gestores de saúde dos dois municípios.

A secretária municipal de saúde de Ponta de Pedras, Indira Oliveira de Sousa, destaca que o Telessaúde UFPA tem sido “uma importante ferramenta de expansão dos atendimentos de saúde ofertados à população local”. “Percebemos que os usuários do SUS estão mais felizes e satisfeitos, pois reduziram os gastos com passagens e tempo de espera no atendimento que, por vezes, levavam meses tentando a demanda referenciada para Belém”, avalia a secretária.

Indira Sousa tem comemorado o resultado satisfatório dos serviços do programa, que segundo ela “reduziu barreiras e dificuldades, não só sociais, como econômicas e culturais”. “Esses serviços reduziram bastante a distância quanto ao acesso ao atendimento, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a um número cada vez maior de pontapedrenses”, diz a gestora.

Com relação às filas de espera, a gestora explica que houve redução, mas que como a demanda em Ponta de Pedras é muito grande, a quantidade de vagas disponibilizadas ainda não consegue atender à necessidade total da população. “Antes do Telessaúde UFPA as filas de espera eram bem acentuadas. O programa ajudou a diluir tais filas, mas infelizmente por conta da grande demanda não conseguimos zerar as filas. E como só temos médicos generalistas, a demanda por profissionais especializados é cada vez mais crescente. Os gastos da população também reduziram pois era muito caro ter que ir para Belém para fazer um tratamento, pois era preciso gastar com locomoção, hospedagem e alimentação”, conta Indira Sousa. “Muitas vezes, o paciente deixava de comparecer a consulta por não ter como se manter em Belém. As filas de espera eram enormes, tinham exames que demoravam meses e até mesmo ano para serem liberadas”, complementou.

No município de Bagre, a melhoria da qualidade dos atendimentos de saúde, após o convênio com o Telessaúde UFPA, também já foi reconhecida pela gestão municipal de saúde e também pela população local. O secretário municipal de saúde de Bagre, Paulo Ronaldo Rodrigues de Souza destacou os benefícios conquistados com os serviços para o fechamento de diagnósticos das patologias que acometem os munícipes. “Levando em consideração que a nossa região é de difícil acesso a médicos especialistas em cardiologia e outros e a situação atual da nossa internet em nosso município, sem dúvida nenhuma essa parceria veio ajudar muito no diagnóstico de nossos pacientes”, destaca o gestor.

De acordo com Paulo Rodrigues a demanda por eletrocardiograma quase zerou no município. “Hoje, temos laudos de eletrocardiograma de primeiríssima qualidade e rapidez no resultado. Nós tínhamos uma demanda reprimida muito grande de eletro e conseguimos baixar para quase zero. E foi o Telessaúde UFPA a ferramenta que garantiu melhorias nos atendimentos dos nossos usuários”, ressalta o secretário.

Antes da parceria com o Telessaúde, segundo Paulo Rodrigues, o município de Bagre dispunha apenas de uma prestação de serviços do estado, por meio do Hospital Regional de Breves, que disponibilizava 40 vagas de eletrocardiograma por mês. Ocorre que a população do município é de cerca de 30 mil habitantes e esse quantitativo de atendimento mensal era insuficiente e gerava uma demanda reprimida muito grande.

            Além disso, segundo o gestor, os custos do município e do próprio paciente eram muito grandes. A prestação do serviço funcionava da seguinte forma: “a secretaria marcaria o eletrocardiograma para o paciente e nós liberávamos as passagens, ida e volta. E quando o paciente era idoso, nós liberávamos também a passagem do acompanhante, o que gerava uma despesa alta com passagens. Nós tínhamos que garantir a passagem para o paciente não perder o exame. Mas, mesmo assim, ainda tinha uma longa espera de 7 a 10 dias para o paciente receber o resultado do exame do Hospital Regional de Breves”. “Isso também dificultava para o paciente trazer o resultado para o médico para ele fazer o diagnóstico. Mas, hoje, com o Telessaúde UFPA, não existe mais essa espera porque se tem o laudo com muita rapidez e sem precisar que o paciente saia do município. Com esse serviço, nós economizamos com passagens e os pacientes não precisam mais gastar tempo com deslocamento para Breves”, ressalta Paulo Rodrigues.

O secretário explica que foi feita uma distribuição dos serviços dos Telessaúde UFPA em Bagre. “Quando trouxemos o Telessaúde UFPA para cá, nós sentamos com a nossa rede de atenção primária e dividimos a demanda porque em todas as nossas estratégias de saúde da família, que são os postos que atendem a população nos bairros, nós tínhamos demandas. Então, nós demos uma cota semanal para cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) para direcionar os seus pacientes para o hospital municipal, onde se faz, hoje, o exame de eletrocardiograma”, explica.

Paulo Rodrigues comemora os resultados com o Telessaúde UFPA em Bagre. “Hoje, o programa soma muito com a nossa rede de saúde porque diminuiu a nossa demanda, diminuiu o tempo dos resultados dos exames, diminuiu o recurso que a gente gastava com passagens para os pacientes. Agora, eles fazem os exames no próprio município. Então, diminuiu também o tempo do paciente longe do município e ele vai andando para o nosso hospital municipal para fazer o seu exame. Antes, ele teria que pegar lancha ou o próprio barco da linha para ir para Breves, perdia um dia para fazer o exame e ainda não traria o resultado”, concluiu.

Serviços ofertados pelo Telessaúde UFPA:

Teleconsultoria – serviço no qual uma consulta é registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. As respostas são baseadas em evidências científicas e adequadas às características da região amazônica. O Telessáude UFPA oferta teleconsultoria assíncrona. Isto é, por meio de mensagens off-line via plataforma STT.

Telediagnóstico – utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar apoio ao diagnóstico através de distâncias geográfica e temporal. A imagem é enviada pelos serviços de saúde municipais ou estaduais para a plataforma STT e os laudos são realizados à distância pelos profissionais vinculados ao Telessaúde UFPA.

Tele-educação – visa a educação permanente dos profissionais da atenção primária à saúde (APS), por meio de conferências, palestras, aulas, cursos, ou disponibilização de objetos de aprendizagem interativos sobre temas relacionados à saúde, ministrados à distância, por meio de tecnologia de informação e comunicação.

Tele-ECG – serviço de teledignostico, que consiste na disponibilização de laudos de eletrocardiograma feitos por um cardiologista credenciado ao programa. Para usar o serviço, o município deve pactuar com o Telessaúde UFPA por meio de um termo de cooperação. A partir daí os profissionais de saúde do município são treinados para o uso do serviço e em até 72 horas o solicitante recebe o laudo do ECG.

Todos estes serviços estão em pleno funcionamento pelo Telessaúde UFPA e disponíveis para atender enfermeiros(as), médicos(as) e técnico(a) na área da saúde que atuam nas unidades de Atenção Primária a Saúde (APS) de todos os 144 municípios do Estado do Pará. Trata-se de uma importante ferramenta para auxiliar no diagnóstico em dermatologia e em laudos de eletrocardiograma com consultores especialistas nas duas áreas. A solicitação do serviço deve ser feita pelo site telessaude.ufpa.br.