O Telessaúde UFPA realizou nesta quarta-feira (06) um treinamento de acesso ao curso autoinstrucional “Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde” para 46 profissionais da área da saúde de Belém. O treinamento faz parte da parceria do programa com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e, na ocasião, foi apresentado o curso para os profissionais e os passos para a acesso a plataforma Moodle onde o curso está disponível. Essa é a segunda turma que está fazendo a sua qualificação continuada para um melhor atendimento nas unidades de saúde.
Segundo a coordenadora do Tele-Educação, serviço onde o curso está inserido, na estrutura do Telessaúde UFPA, Leidiana Lopes, durante o treinamento, os alunos tiveram a oportunidade de se cadastrar na plataforma telessaúde.com.br e em seguida puderam realizar o primeiro acesso ao curso. “Foi uma oportunidade de ambientação dos profissionais na plataforma, ocasião em que eles puderam conhecer melhor toda a dinâmica do curso e as suas funcionalidades e elementos de interação, além de poderem tirar as suas dúvidas”, destacou a coordenadora.
Os 46 profissionais de saúde que estiveram presentes no treinamento atuam nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) da Sesma, no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua). Nessa segunda turma do curso, estão participando profissionais de diferentes categorias da área da saúde, como médicos(as), enfermeiras(os), agentes comunitários de saúde (ACSs), técnicos de enfermagem, nutricionistas, entre outros.
O curso EAD autoinstrucional “Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde” foi lançado pelo Telessaúde UFPA/Ebserh em janeiro deste ano. É destinado à capacitação dos profissionais integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária à Saúde (APS) e possui 60 horas, de forma totalmente online. A sua realização é resultado de uma parceria do Telessaúde UFPA/Ebserh com a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Na primeira turma, iniciada em fevereiro, participaram 40 agentes comunitários de saúde (ACS’s) do Distrito de Belém (Dabel).
As turmas do curso autoinstrucional seguirão sendo formadas e treinadas para participação. Já está prevista a realização de uma terceira turma para os demais agentes comunitários de saúde que foram aprovados no processo seletivo e foram chamados, cerca de aproximadamente 1.200 ACS’s.
Sobre o curso
O curso EAD autoinstrucional “Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde” tem metodologia baseada na problematização (Arco de Magherez), partindo da situação problema apresentada em cada módulo. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, e utiliza recursos educacionais, como vídeos, animações, mapas, jogos, entre outros de formato interativo, garantindo melhor apreensão dos conteúdos pelos alunos. Os temas abordados no curso serão apresentados em três módulos: 1 – SUS, Atenção Primária a Saúde e Território; 2 – Organização do trabalho em equipe e gestão do cuidado na APS e 3 – Mecanismos de Coordenação de cuidados: As Redes de Atenção em Saúde. O objetivo principal é que o aluno, ao final do curso, potencialize seus conhecimentos para facilitar o processo de trabalho em equipe multiprofissional no SUS, mais especificamente na ESF, de acordo com a realidade territorial de cada município.
Além disso, a plataforma telessaude.ufpa.br é totalmente responsiva, ou seja, você pode estudar tanto em desktops quanto em aparelhos móveis. O participante também pode baixar todo o conteúdo do curso para estudar de maneira off-line, exclusivamente, pelo aplicativo da plataforma Moodle. A plataforma também conta com opções de acessibilidade que promovem a inclusão, como tradutor de libras e audiodescrição. O processo de avaliação será feito ao final de cada módulo, quando o aluno realizará uma atividade que avaliará o conhecimento adquirido. A emissão do certificado está condicionada a realização completa do curso e alcance de 70% de acertos nas atividades. Ao finalizar o curso, o aluno poderá, ainda, solicitar o certificado via plataforma Moodle.
Fotos: Helder Batista e Juliana Reis/Telessaúde UFPA