O Telessaúde UFPA realizará a webconferência “O que aprendemos com a COVID-19 no cenário Amazônico?”, na próxima quinta-feira (15). O tema terá como conferencistas, a médica e pesquisadora de doenças infecciosas e parasitárias, Cléa Bichara, e o médico patologista clínico e biomédico David Bichara. O evento será às 18h30, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiros(as) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a Covid-19 já registrou mais de 35 milhões de casos confirmados e levou a óbito mais de 690 mil pessoas desde que a pandemia mundial da doença foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. No Pará, foram registrados até agora 853.161 casos e um total de 18.928 óbitos.
Segundo o conferencista David Bichara, a webconferência abordará aspectos como prevenção, diagnóstico, tratamento e as estratégias para retardar a transmissão, além de destacar formas de atendimento otimizado e minimizar o impacto dos sistemas de saúde, serviços sociais e atividades econômicas. “Nós vamos abordar também sobre qual o melhor teste em cada fase da doença, além de falar sobre os testes virais e testes de anticorpos e sobre as estratégias de vacinação”, destacou o médico.
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos.
Sobre os palestrantes:
A Dra Cléa Bichara possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado (2001) e doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2009). Residência em Clínica Médica (HSE, 1988), Especialização em Saúde Pública (UNAERP/1990), Medicina Tropical (UFPA/1987), Saúde Coletiva (UEPA/2009) e Processos Educacionais em Saúde (Hospital Sírio Libanes/2013). È professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, na Disciplina Doenças Infecciosas e Parasitárias. Professora nível 3 do Curso de Medicina da Faculdade da Amazônia/FAMAZ. Professora permanente dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais CCNT/UEPA e Educação em Saúde/UEPA. Pesquisadora do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase a toxoplasmose, esquistossomose mansônica, doenças infecciosas na gravidez, educação em saúde com metodologias ativas. Membro da Academia de Medicina do Pará, do Comitê Clínico de Parasitologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, da Rede Brasileira de Toxoplasmose, da Rede Paraense de Parasitologia, da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-PA.
O Dr. David Bichara é Mestre e Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários/ICB/UFPA. Médico e Biomédico formado pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Patologia Clínica SBPC/AMB. Especialista em Saúde Pública/UNAERP/SP. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde/UNAERP/SP. Professor do curso de Medicina da Unifamaz, Diretor científico da Sociedade Brasileira de Autoimunidade, Responsável pela Seção de Autoimunidade do Laboratório Amaral Costa, Fundador e primeiro presidente da Academia Paraense de Biomedicina, Fundador da Rede Paraense de Parasitologia, Fundador da Rede Brasileira de Toxoplasmose, Fundador do Museu da Medicina do Pará, Fundador do Museu Paraense de Biomedicina, Editor da Coluna Medicina Liberal do Jornal O Liberal, Experiência na área de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, atuando principalmente em autoimunidade, bacteriologia, virologia com ênfase em covid-19 e medicina de precisão.