Infecção Latente por Tuberculose é tema de webconferência

Infecção Latente por Tuberculose é tema de webconferência

O Telessaúde UFPA/Ebserh realizará a webconferência “Infecção Latente por Tuberculose: como identificar na APS”, no dia 30 de janeiro.  O tema será ministrado pelo médico infectologista Julius Caesar Mendes Soares Monteiro, que tem mestrado em Saúde na Amazônia. O palestrante vai abordar como pode ser feita a identificação e o acompanhamento das pessoas acometidas pela doença, que possui bastante ocorrências nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) do Pará. O evento será às 18h, com acesso pelo site telessaude.ufpa.br e é voltado para médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará.

Segundo o conferencista Julius Caesar, a webconferência trará informações sobre todos os aspectos importantes em relação ao tratamento das infecções latentes por tuberculose em pacientes que são atendidos nas unidades de APS. “Eu vou apresentar dados e informações sobre a melhor forma de atendimento desses casos nas unidades de saúde e o tratamento dos pacientes até a alta”, destaca o palestrante.

Segundo consta na literatura médica, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis, cuja transmissão ocorre por meio da via respiratória, através de aerossóis eliminados pela fala, tosse e espirros, podendo ser pulmonar ou extrapulmonar. É estimado que 25% da população mundial já tenha entrado em contato com o M tuberculosis, no entanto, apenas cerca de 10% desses indivíduos irão desenvolver a doença.

Ocorre que, mesmo que nem todos os indivíduos portadores do bacilo adoeçam com a forma ativa da tuberculose, eles permanecem com os bacilos em reservatório, que podem ser reativados de acordo com condições que comprometam a resposta imune. Essa condição é denominada Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) ou tuberculose latente. Ressalta-se que o maior risco de adoecimento se dá nos primeiros anos após a infecção, além de fatores como infecção pelo vírus HIV ou outras doenças que causem imunossupressão, desnutrição, idade inferior a 2 anos ou superior a 60 anos e diabetes mellitus. E é sobre o ILTB e suas complicações e tratamento que o infectologista Julius Caesar vai abordar em sua webconferência.

Sobre o conferencista

Julius Caesar Mendes Soares Monteiro é médico infectologista, formado pela UFPA. Tem mestrado em Saúde na Amazônia e é doutorando em Doenças Tropicais, ambos pela UFPA. É também infectologista do complexo hospitalar universitário UFPA/EBSERH e médico do IFPA, além de ser médico referência em genotipagem para o HIV pelo ministério da saúde e membro da câmara técnica em antirretrovirais do estado do Pará.