A vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo e a multivacinação volta, normalmente, a partir desta segunda-feira, 12, em Belém. O serviço foi suspenso durante o feriadão, mas seguirá obedecendo a horários e critérios específicos conforme os públicos elegíveis para cada vacina.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) o órgão recebeu, na quarta-feira (7), um total de 7.020 doses da vacina Pfizer e 1,5 mil doses da Astrazeneca.
O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e em três faculdades: Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Fibra e Unifamaz.
A Sesma destaca que o município dispõe das seguintes vacinas contra covid-19: Coronavac, Janssen, Pfizer (adulto e pediátrica) e AstraZeneca. A secretaria ainda aguarda a chegada de novas doses da Pfizer Baby, destinada a crianças de 6 meses a 2 anos.
A vacinação contra a Covid-19 é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade.
Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para as pessoas, a partir de 18 anos. A quarta dose também é ofertada para os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, entre outros.
Belém já está aplicando a quinta dose da vacina anticovid para idosos a partir de 60 anos. Este reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.
Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará